Nossa História

Nosso Fundador
"Devemos olhar para o passado como referência, estar com os pés firmes no presente e a cabeça voltada para o futuro."
Altivo Carissimi Pamphiro


1990
O início
Fundado em 1990, o instituto Léon Denis nasceu como ação social voltada para adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
1995
Convênio
Em 1995, o Instituto Léon Denis firmou convênio com a Força Aérea Brasileira, por meio da Universidade da Força Aérea, e com o então Juizado da Infância para o desenvolvimento do Programa Núcleo de Aprendizes.


1999
Turma Feminina
Com o avançar do trabalho, em 1999, foi possível receber as meninas e desenvolver o trabalho com turmas mistas, o que agregou qualidade ao que já vinha sendo realizado.
2008
Ampliação
Com a consolidação da metodologia e a experiência do caminho já percorrido até aqui, em 2008 foi possível a ampliação do atendimento, permitindo alcançar a marca de 1200 atendimentos no ano.



2015
Polo Bento Ribeiro
Aquisição da licença para início das obras de ampliação do polo administrativo.
2019
Demolição
Início da demolição do espaço para a ampliação da sede do Instituto Léon Denis.

.jpg)
2020
Construção
Durante a pandemia que assolou o mundo, erguia-se o prédio que iria abrigar a tantos corações.
2021
1ª Reunião dos Colaboradores
Em 2021, ocorreu a 1ª reunião dos colaboradores após o início das obras, evidenciando que a pandemia parou o mundo, mas não parou os corações que desejavam fazer a diferença para aqueles que necessitavam de acolhimento.


2022
Inauguração
A concretização de um sonho que pareceu tantas vezes impossível.
2023
Referência Cuidadores de Idosos
Em 2023, o INSELD realizou mais uma turma do Curso Especial de Cuidadores de Idosos, alcançando um nível de qualidade que o colocou como referência na formação e encaminhamento de Cuidadores de Idosos.


2024
Núcleo de Valorização da Vida
Com foco no desvalorização da vida, em 2024 o Instituto Léon Denis tornou-se um Núcleo de Atendimento, tendo realizado um Encontro, com o tema: Vamos conversar sobre ideação suicida?